quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Um passo além das linhas

O diretor Ricardo Laganaro apresentou o painel Filmando com Realidade Virtual. O principal objetivo da conversa foi destacar a revolução do AR (realidade aumentada) e VR (Realidade Virtual), que vem crescendo no mercado e produzindo conteúdo relevante. Ricardo foi responsável pela criação da experiência do domo de entrada do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e é parte da equipe da O2 Produtora. Durante sua fala ficou evidente seu entusiasmo pela tecnologia de realidade virtual e a crença de que, sim, é possível produzir conteúdo relevante para essa ferramenta.

Ricardo Laganaro | Foto: Julia Augsten

A grande revolução do VR aconteceu a partir de 2014, quando grandes empresas, como Google e Facebook investiram na tecnologia. Para Ricardo essa é uma “máquina de teletransporte”, já que consegue levar o expectador a qualquer lugar, em qualquer ângulo. Ainda falando sobre produzir conteúdo de relevância, o diretor trouxe para a plateia uma pequena mostra do documentário Step to the line (Um passo para a linha), que produziu nos EUA e conta como funciona um programa de reabilitação de uma prisão de segurança máxima.

Laganaro foi enfático ao dizer que este não é o futuro do audiovisual, mas sim o presente. Essa mudança está acontecendo e virá cada vez com mais força, sem tirar o espaço de outras mídias, como a TV e o cinema. A quebra da quarta parede é cada vez mais evidente, e todos nós, agradecemos essa nova perspectiva e imersão.

Solange Flores – Acadêmica do 6º semestre de Jornalismo Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário