terça-feira, 22 de agosto de 2017

A Liga dos Canelas Pretas Retrata o Racismo Histórico Brasileiro

Racismo, conscientização e a triste história brasileira. Esses são alguns temas retratados neste curta de 26 minutos.

Antônio Carlos Textor, reproduz e conta a inserção do negro na sociedade gaúcha, com enfoque nos últimos anos do século XIX e início do século XX. Resgatando a triste - e pouco retratada - história de uma agremiação pioneira de futebol: a Liga dos Canelas Pretas, o diretor entra na consciência dos espectadores e trás a reflexão a respeito do racismo histórico brasileiro.

Textor nos conta sobre uma liga a qual promovia campeonatos com os jogadores negros, já que os mesmos eram negados de atuar nos times de futebol naquele momento. Com inserções gravadas este ano, ilustra-se no documentário como ocorreu o processo de ingresso dos negros não só no futebol mas na própria sociedade rio-grandense.

O curta buscou apoio em pesquisadores e raros documentos, entre eles o professor de Antropologia da UFRGS, Arlei Sander, o músico Giba Giba e o radialista e produtor cultural, Claudinho Pereira. Ainda relata o processo de branquiamento da sociedade portoalegrense, com a retirada dos negros que viviam no atual bairro de classe média alta, Rio Branco. Também há é fortemente citada a importância da Cidade Baixa na remodelação para a Porto Alegre de hoje.

A Liga dos Canelas Pretas é uma produção viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e destina-se a exibições em universidades, escolas, museus, cineclubes e casas de cultura, sempre com entrada franca.

Foto: Reprodução

Título: A Liga dos Canelas Pretas
Direção: Antonio Carlos Textor
Produção: Antonio Carlos Textor
Produção 100% patrocinada pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) por meio da Lei Rouanet
FullHD - 26 minutos - 2017 - Som 5.1 - Brasil

Pietro Pasqualotti, acadêmico do 3° semestre de Relações Públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário