quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Sin Norte Representa a Divagação do Ser Humano e os Erros Cometidos


Sin Norte | Foto: Divulgação
O filme “Sin Norte” (Sem Norte, ou melhor, “Sem Rumo”) tem dois personagens principais retratados: Esteban (Koke Santa Ana) e Isabel (Geraldine Neary) e nos mostra como as nossas obsessões e objetivos às vezes se tornam passageiras e nem sempre verdadeiras. Esteban segue os passos de Isabel, o que parece ser sua namorada ou noiva – mesmo que isso não seja totalmente claro.
Ele a investiga baseado em vídeos feitos pela garota conforme sua viagem começando em Santiago e indo através do desértico interior chileno vai ocorrendo. Nesse caminho o homem encontra as pessoas as quais Isabel conheceu, trilha os caminhos da mesma e seu objetivo de encontrá-la some pela viagem. No entanto ao se encontrar com a moça, os dois têm uma noite juntos mas Esteban a deixa e volta para Santiago enquanto ela segue caminho com destino a Bolívia. O real motivo que leva os personagens à fuga do cotidiano não é explorado pelo diretor Fernando Valadares, deixando na mão do espectador compreender através de imagens, expressões e sentimentos explorados.
O longa-metragem lembra algumas obras francesas pelo seu levar calmo, com paisagens lindíssimas de um interior não muito conhecido e poucos diálogos. Os perfis humanos espalhados por todo o Chile são muito bem retratados, entretanto a figura do personagem principal representado por Koke Santa Ana é deixada um pouco de lado, transformando-o em ouvinte de sua própria trajetória.

FICHA TÉCNICA

Direção: Fernando Valadares.
Empresa Produtora: Duende Filmes e Lucho Films.
Produção Executiva: Luis Cifuentes.
Elenco: Koke Santa Ana e Geraldine Neary.
Direção de Fotografia: Andrés Garces.
Direção de Arte: Bernadita Baeza.
Trilha Sonora: Sebastián Vergara (original).
Montagem: Rodrigo Saquel.
Desenho de Som: Cristián Mascaró.


Pietro Pasqualotti, acadêmico do 1º semestre de Relações Públicas na Universidade Feevale


Nenhum comentário:

Postar um comentário