quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Longa-Metragem de Produção Bilateral Brasil e Argentina Recebe Gritos e Aplausos em Pé

Foto: Divulgação

O filme “Esteros” (estuários em português), é um longa de produção bilateral e coprodução entre produtoras brasileiras e argentinas. A história passa praticamente toda na cidade de Paso de Los Libres, fronteira entre Brasil e Argentina, cidade natal do diretor Papu Curotto. A história conta a trajetória do amor de infância entre Matias e Jerônimo, amigos, que cresceram brincando em uma casa próxima aos estuários, o que dá nome ao filme, da família de Matias. Com o passar dos anos eles de distanciam porque Jerônimo – mais quieto – vai para o Brasil. Contudo, acabam encontrando-se mais tarde quando Jerônimo está namorando e de volta à cidade argentina.

A trama traz a tona a paixão, o romance e a sexualidade de ambos, desde pequenos. O diretor conta como foi a escolha dos atore mirins: “Não escolhemos atores, fomos em escolas da região apresentar a ideia e falar sobre sexualidade, amor e questões de gêneros. E assim acabamos conversando com duas famílias que falaram com os filhos e eles toparam participar”.

O cenário físico foi muito importante para a gravação do filme, com horizontes inacabáveis e linguagem única. A fronteira geográfica experimentada entre Brasil e Argentina também se torna uma fronteira psicológica nos personagens, sendo a sexualidade e a questão de gênero tocada desde que eles eram crianças, e sendo idealizada entre homossexual/heterossexual e infância/adolescência/fase adulta.
Papu nos contou na coletiva ocorrida na sexta-feira (2) a dificuldade que foi realizar gravações com os menores, em que não mostrasse cenas realmente de sexo e paixão carnal mas que deixasse claro o amor entre os dois. O diretor ainda disse “um deles relutava mais pois vinha de uma família mais conservadora, o outro foi mais tranquilo”.

Primeiramente o filme foi inscrito em festivais com tema homossexual, entretanto, fez tanto sucesso entre todos os públicos que acabou sendo selecionado em festivais na Espanha, França, Alemanha, Canadá, Chile, Argentina, Uruguai, Nova Iorque, Miami, Hong Kong e Brasil. A história deixou de ser somente de sexo entre dois homens, mas passou a ser de amor, paixão e conflito de sexualidades entre dois personagens icônicos.

Depois de rodado no cinema do Palácio dos Festivais na quinta-feira (1) à noite, o público começou com as palmas cotidianas. Entretanto, gritos começaram a aparecer na plateia, assim como assovios e os espectadores se levantaram para aplaudir.

FICHA TÉCNICA

Direção: Papu Curotto.
Empresa Produtora: Hain Cine.
Roteiro: Andi Masturini.
Produção Executiva: Santiago Podestá.
Elenco: Ignácio Rogers, Esteban Masturini, Renata Calmon, Joaquín Parada, Blas Finardi Niz, Marcelo Subiotto, Pablo Cura e Mariana Martinez.
Direção de Fotografia: Eric Elizondo.
Direção de Arte: Augusto Latorraca.
Trilha Musical: Leo García, Rudi e Nini Flores.
Montagem: Luz Lopez Mañe.
Desenho de Som: Marcos Zoppi e Emiliano Biaiñ.


Pietro Pasqualotti, acadêmico do 1º semestre de Relações Públicas na Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário