sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Gramado e o festival sob o olhar de seus moradores

Conhecida mundo a fora por suas belezas naturais e seu clima característico de cidades européias, nesta época do ano, Gramado vive um período intenso de movimentação de turistas, principalmente apaixonados por cinema, bem como produções independentes de diretores brasileiros, latinos e norte americanos, estes oriundos do Festival de Sundance (festival independente de cinema americano criado em 1985). São esperadas cerca de 200 mil pessoas até o término do evento.

Gramado é uma cidade relativamente pequena, são pouco mais de 31 mil habitantes que vivem o dia a dia deste que é um dos maiores eventos cinematográficos da América latina. Reconhecido por seu prestígio, o evento chegou a sua 44ª edição e não deixa de surpreender, também, aos moradores.
Aproveitei a manhã corrida desta sexta feira para conversar com moradores da cidade, afinal, eles também são de fundamental importância para a realização deste grande evento.

O senhor Jaime dos Santos é morador de Canela, mas relatou que passa a maior parte do tempo em Gramado. Há três anos é o responsável por cuidar dos banheiros do Restaurante Armazém do Bill, o local é uma das várias opções de alimentação situado na famosa rua coberta da cidade.

Jaime é morador da região há 52 anos e relata que notou uma queda no movimento em relação às edições passadas.


“Acredito que a crise econômica afetou bastante, mas acho que hoje de noite vai encher mais, até por que amanhã é o último dia do festival, mas mesmo assim, tenho a sensação de que nos outros anos era maior a movimentação de turistas” afirmou.
 Jaime dos Santos, 72 anos | Foto: Lilian Moraes

Alison Roque, morador da cidade há sete anos, comenta que acha bacana o festival ser em Gramado e fazer sucesso por tanto tempo, mas lamenta o fato de alguns projetos sobre cinema, realizados na cidade, não terem continuidade.

“Acho uma pena os projetos como cinema nos bairros não continuarem quando o festival acaba. Poderia muito bem continuar o ano todo” acrescentou o publicitário de 26 anos.


Mateus Brand é bancário, morador da cidade há onze anos, ressaltou que percebeu um maior investimento na organização e estrutura do festival, “externamente a gente percebe que está muito bonito” destaca também a importância do evento “Todo mundo acredita que o festival é o auge de tudo, quando a cidade chega ao ápice e é justamente por causa dessa exposição que ele causa, então para a marca Gramado é excelente”, acrescentou.
Mateus Brand, 28 anos | Foto: Lilian Moraes


São diversas as opiniões sobre o assunto, mas, sobretudo, os moradores não escondem a satisfação e alegria de ver a cidade ser tão bem vista aos olhos de quem a visita e fazem uma recepção digna de elogios. É, talvez o Festival não poderia ter escolhido cidade melhor para ser realizado.

Lilian Moraes, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale


Nenhum comentário:

Postar um comentário