quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Debate sobre os filmes “Memória da Pedra” e “Lembrança do Fim dos Tempos”

Foto: Milena Jahn

Na manhã desta quinta-feira, na Sala de Debates do Recreio Gramadense, Luciana Lemos, diretora do curta Memória da Pedra, Rafael Câmara, diretor de Lembrança do Fim dos Tempos, e o mediador Carlos Eduardo Lourenço Jorge, debatem sobre as obras.
Memória da Pedra conta um pouco da história de Monte Santo e Milagres, cidades onde foram filmados os filmes “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, ambos do ator e cineasta baiano Glauber Rocha. O curta aborda a visão dos moradores das cidades e conta como as lembranças dos filmes de Glauber estão se perdendo com o tempo. “Eu queria a memória da cidade a cerca dos filmes de Glauber, mas ao longo das filmagens percebi que essa memória está indo embora”, a diretora, Luciana, completa “os filmes foram exibidos na época dos avós, agora, com essa falta de preservação e pouca informação dos moradores com as obras, os netos até acham que os filmes fossem uma encenação”. Outro ponto elogiado no debate foram as cores vivas e fortes do curta, “houve uma preocupação muito grande na gravação para a captação das cores”, comenta Luciana. Ao final da conversa, questionada sobre a aceitação dos moradores com o curta, ela respondeu: “O resultado do filme com o pessoal da cidade foi emocionante. Ao final da apresentação os moradores queriam comprá-lo”.
Já o curta “Lembrança do Fim dos Tempos” conta a história de Pedro de Kastro, artista nascido em Lisboa, que começou a perder a visão de um olho por causa de um glaucoma recorrente de um acidente. Pedro começa a ter dificuldades para manter o alto nível em seus desenhos, ai se encontra enredo do curta. O filme inicia no dia que Pedro entra no hospital para sua cirurgia, ao mesmo tempo que mostra imagens do artista com suas habilidades para o desenho. O diretor, ainda mostra o lado caótico de Pedro, que se diverte nas alturas dos prédios se inclinando e deitando nos parapeitos. “Pedro se sentou no parapeito de um dos prédio só para fazer algumas imagens. Ele é assim, gosta do Caos”, comenta o diretor. Na exibição do filme na quarta-feira, ocorreu um pequeno problema no áudio do curta e ao comentar sobre isso o Rafael complementa: “O filme trata disso, da perda do controle”. Lembrança do Fim dos Tempos teve indicações no Gato Preto Cinefest, no Festival de Cinema de Gramado, World Arts Film Festival, British Documentary Film Festival e Internacional Film Awards Berlin, sendo premiado em Berlin.

Marco Antonio Mello, acadêmico do 3º semestre de Publicidade e Propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário