segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Inauguração do Museu do Festival de Cinema de Gramado


Foto: Andrei Souza

No dia 26 de agosto foi inaugurado o Museu do Festival de Cinema de Gramado juntamente com a abertura de atividades do 44º Festival – o mais importante do gênero no país –. O espaço interativo conta com exposição de materiais utilizados na captação de imagem desde os anos 20, como câmeras, filmadoras e rolos fotográficos para que as mais de 4 décadas da 7ª arte no nosso país sejam contadas no maior rigor possível. O espaço com capacidade para receber 2.800 pessoas por dia também contará com breve apresentação do cinema brasileiro e internacional, além de jogos interativos.

Na cerimônia os curadores do 44º Festival: Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho contaram um pouco da história e projetos do museu, além de agradecerem a curadora do espaço, Daniela Schmitt, o diretor de criação e o responsável pela parte artística Walther Neto, e pela direção de arte André Luís Carvalho. Daniela, museóloga gaúcha e doutora na área de conservação e memória social lembra a importância do Museu para a cidade de Gramado, e para a cultura no Brasil. Ela conta que o espaço cultural se baseou em grandes museus do mundo, apresentando muita interatividade e contato com o público.

Vale lembrar que o local é privilegiado pois está dentro do Palácio dos Festivais, ao lado da Igreja São Pedro e localizado na área central de quarta melhor cidade para visitação do mundo (fonte: Trivago, site alemão).

A ideia principal é chamar a comunidade para conhecer a história do festival, sem cobrança de entrada e sendo um empreendimento autossustentável, possibilitando a locação de salas para eventos culturais como lançamentos de livros,exposições artísticas, exibição de filmes, coquetéis, reuniões, etc.

O Museu terá espaços dedicados as atrizes Zezé Motta, Maitê Proença e o ator Lima Duarte. O reconhecimento virá através de estátuas de cera que estão em produção para serem apresentadas no início do ano que vem.


A gestão do empreendimento fica nas mãos da Gramado Parks, a qual investiu aproximadamente R$ 2,5 milhões.


Pietro Pasqualotti, acadêmico do 1º semestre de Relações Públicas na Universidade Feevale


Nenhum comentário:

Postar um comentário