terça-feira, 30 de agosto de 2016

Entrevista com Marco Dutra

Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto 

"Eu espero que as pessoas gostem e entendam aquilo que a gente quis fazer"
Confira a entrevista com o cineasta Marco Dutra, diretor do filme ‘’O silêncio do céu’’

Os jovens diretores do cinema brasileiro têm investido ultimamente no suspense psicológico. O 44º Festival de Cinema de Gramado trouxe a Gramado o filme "O Silêncio do Céu", nova produção do cineasta Marco Dutra.
O drama se mistura com suspense e terror ao narrar a história de uma mulher vítima de estupro (Carolina Dieckmann). O marido (Leonardo Sbaraglia) flagra a cena, mas, paralisado, não faz nada para interrompê-la. Depois disso, a dupla carrega os seus segredos: ela não diz nada sobre o que sofreu, nem ele revela o fato de ter sido testemunha. O silêncio passa a corroer o casal.
Confira a conversa com o cineasta Marco Dutra, diretor do filme.

O filme foi gravado boa parte no Uruguai, porque?
A gente tinha a ideia de adaptar para São Paulo, por ser uma produção brasileira, porém, essa transição ia machucar muito o roteiro. Fomos para o Uruguai por uma questão de ser mais fácil, mas a verdade é que eu fui para Buenos Aires dirigir um filme, e me apaixonei por lá. O lugar é muito adequado para filmar essa história.

O projeto surgiu com qual intuito?
Eu queria trabalhar com o Rodrigo Teixeira (produtor), e ele comigo, a gente já tinha feito o filme ‘’Quando era vivo’’, e estávamos procurando um próximo projeto. O Rodrigo lembrou desse roteiro que ele tinha encomendado desse livro, e me mostrou. Eu disse que queria fazer esse filme porque é um assunto urgente a ser tratado, e que eu acho que conseguiria fazê-lo bem.

O que o público pode esperar de "O silêncio do céu" ?
A única coisa que eu espero do público, é que as pessoas adentrem o filme muito abertos, sem esperar nada, e prontos para a proposta que a gente está fazendo, porque esse é o nosso papel, o papel da arte, da interação entre arte e espectador, e arte e público. Quanto mais aberta ela for, melhor, quanto mais disponível ela for, melhor. Eu espero que as pessoas gostem e entendam aquilo que a gente quis fazer.

Quais resultados vocês pretendem alcançar com o filme?
Tivemos uma boa estreia aqui em Gramado. O filme vai estrear dia 22 de setembro no cinema, e vai ser lançado em toda a América Latina, na televisão e vai ser exibido em festivais internacionais. A gente quer que circule muito, e estamos trabalhando para isso. 


Larissa Carlosso, acadêmica do 2º semestre do curso de Jornalismo na Universidade Feevale. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário