quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Confira a entrevista exclusiva com o ator Leonardo Machado

Foto: Nicole Morbach


Conversamos com o ator gaúcho Leonardo Machado, que nos falou sobre a sua participação na 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Leonardo Atuou em grandes filmes como "Em Teu Nome", pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado em 2009, e no seriado "Na Forma da Lei", da TV Globo, no qual foi protagonista em 2010.

Como é estar participando do Festival?

A primeira vez que eu vim para Gramado foi em 1997, com o curta-metragem “Nocturno”. Antes disso, eu estive presente no ano de 1995 para ver o Festival e foi nesse exato momento em que eu descobri o que eu queria fazer da minha vida. O Festival de Cinema de Gramado está muito presente na minha história. Em 2009 eu ganhei o prêmio de melhor ator com o longa-metragem “Em teu Nome”, que conta a história do exilado João Carlos Boni Garcia, em uma narrativa que fala sobre a trajetória de um exilado político no Brasil de 1970 até 1979, quando ele retornou na época da anistia. A partir de 2010 eu fui convidado para ser o mestre de cerimônias do Festival. Eu sou apaixonado pelo Festival de Cinema de Gramado. Eu acho que nós estamos em um ambiente extremamente generoso e fértil para a discussão do cinema nacional. O Festival é um lugar propício para repensarmos os rumos que temos que tomar, em relação à produção e distribuição de filmes em solo brasileiro e também estrangeiro. Outra coisa bacana do Festival é poder encontrar velhos amigos.

Como é ser o mestre de cerimônias do Festival de Cinema de Gramado?

É uma responsabilidade muito grande estar como mestre de cerimônias. Nós temos um compromisso com esse que é o festival mais antigo e ininterrupto no Brasil, que surgiu desde o período da ditadura militar e se mantém relevante até os dias de hoje. Então é uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande estar em cima daquele palco representando o Festival, e eu procuro fazer isso com carinho e dedicação.

Quais filmes dessa edição mais chamaram a sua atenção?

A seleção de filmes desse ano está muito interessante, principalmente em relação às produções brasileiras. Eu destacaria os filmes “O Silêncio do Céu” e “Aquarius”, que são duas produções brasileiras de grande impacto. Os filmes brasileiros estão com uma qualidade incrível nessa edição, não que os internacionais não estejam, mas eu acho que a seleção brasileira está superior esse ano e eu fico muito feliz em estar participando desse Festival que é muito reconhecido tanto nacionalmente quanto internacionalmente.


Andrei Souza, acadêmico do 4º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale 

Nenhum comentário:

Postar um comentário