quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Bate-Papo de Críticos Sobre Cinema Latino



Foto: Pietro Pasqualotti 

Na final da tarde de terça-feira ocorreu um bate-papo promovido pela ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grane do Sul) sobre o cinema, tendo foco no cinema latino e integração cinematográfica entre os países sul-americanos.
O mediador da conversa foi Robledo Milani, crítico de cinema, membro da ABRACCINE e vice-presidente da ACCIRS. Na mesa também estavam presentes Leopoldo Muñoz (Chile), Antonella Estévez (Chile), Miguel Ángel Dobrich (Uruguai) e Fernando Brenner (Argentina).
Durante a conversa, foram abordados temas como a necessidade de incentivo à cultura por parte de todos os governos latinos, não somente para realização de espetáculos como filmes, mas também na distribuição e marketing dos mesmos. Segundo Antonella, o cinema sul americano como um todo não é bem planejado, tendo em vista a má distribuição dos filmes nos seus próprios países de origem. Estévez ainda ressaltou a necessidade de órgãos governamentais ajudarem no marketing das produções e distribuições de tais, a exemplo do que ocorre com a Petrobrás no Brasil e o incentivo fiscal que as empresas no ramo cinematográfico recebem.
Diversos Festivais de Cinema foram citados como espaços necessários e especiais da propagação de filmes aqui na América do Sul e Central. Os convidados citaram os festivais de Recife, Havana (Cuba), Goiás, Bariloche (Argentina), Punta Del Este (Uruguai), Santiago (Chile), entre outros. Entretanto, como apontou Robledo, não adianta haver tais espaços singulares se os mesmos não são mantidos durante o resto do ano e para toda a população.
A quantidade de produções cinematográficas também foi apontada pelos críticos como um ponto crucial e a comparação entre os países foi inevitável. Abaixo segue uma tabela – aproximada – comparativa, de acordo com os participantes da sessão.

PAÍS
PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS LANÇADAS NOS CINEMAS AO ANO
SALAS DE CINEMA
Brasil
300
3000
Argentina
150
2000
Chile
50
600
Uruguai
12
80

Miguel citou a importância dos acordos multilaterais entre os países latinos no setor cinematográfico, e como isso aproxima mais ainda a cultura dos vizinhos. Ele disse que as produções bilaterais agregam muito para um filme, sendo mais fácil de distribuir pelo continente. Ángel elogiou ainda o trabalho do filme Aquarius, do diretor Kléber Mendonça e como este filme, assim como a postura do elenco está abrindo portas e trazendo mais amantes do cinema a participarem em produções.


Pietro Pasqualotti, estudante de Relações Públicas da Universidade Feevale, 1º semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário