quarta-feira, 1 de julho de 2015

Festival de Cinema de Gramado realiza a divulgação das listas de longas brasileiros e longas estrangeiros

Evento de divulgação ocorreu no Capitólio em Porto Alegre
Na última terça-feira (30), foi divulgado os filmes para mostra competitiva de longas nacionais e latinos do 43° Festival de Cinema de Gramado, neste ano o evento pretende ser a ponte entre novas produções audiovisuais brasileiras e o cenário internacional, “estamos renovando nosso entusiasmo”, ressalta o Vitor Hugo Silva, Secretário de Cultura do Estado.
A escolha dos oito longas brasileiros para a competição deste ano pretende provocar uma nova safra para o cinema brasileiro, “os festivais estão exigindo ineditismo”, destaca Rubens Ewald Filho, curador do festival.
Na competição de longas internacionais a pluralidade na origem dos filmes traz a Gramado sete filmes de sete países diferentes o que demostra a  intensidade que o cinema vive na América do Sul nos últimos anos, “a cinematografia sul-americana está preocupada em contar histórias”, enfatiza Eva Piwowarski, curadora do festival.
Também estarão em disputa curtas nas categorias gaúchos e nacionais, entre mais de uma centena de curtas inscritos o festival exibirá produções com capacidade experimentais que buscam  uma narrativa original para o público, “não existe concessão para nada a não ser o cinema”, ressalta Marcus Santuário, curador o festival. 
Algumas homenagens deste também foram divulgadas, o 25° Troféu Oscarito homenageará a atriz Marília Pêra e o Troféu Cidade de Gramado será destinado ao convidado de honra Daniel Filho.
Para o 43° Festival de Cinema de Gramado que ocorrerá entre os dias 7 e 15 de Agosto, também foram divulgados a programação paralela que neste ano terá o Projeto Educavídeo (ações educativas realizadas em escolas públicas de Gramado) e Mostra de Longas  Gaúchos, no ano em que foram  inscritos mais de 13 títulos gaúchos para a competição nacional, seis produções foram selecionadas para a mostra paralela.





Felipe Scheibe, acadêmico de 5° semestre da Universidade Feevale   

Nenhum comentário:

Postar um comentário