terça-feira, 12 de agosto de 2014

Qualidade do som é destaque no Festival

Técnico de som há 20 anos, Jair Grando, 42 anos, de Porto Alegre, destaca a boa qualidade do sistema sonoro do Festival de Cinema.  Grando afirma que, “Cada filme possui uma característica eficiente de efeitos sonoros com trilhas e áudios de boa qualidade”. É a primeira vez que ele trabalha na parte técnica do evento, anteriormente, trabalhando somente na parte da montagem dos equipamentos.  O 42° Festival de Cinema atua com o áudio qualificado em 5.1 (redução de ruído do som de cinema) da marca Dolby.

Jair Grando, técnico de som do Festival
(Foto: Mariana Rabello/Feevale)
Grando releva que irá passar 18 dias na cidade de Gramado trabalhando com o Festival, inclusive passará seu aniversário, 17, na mostra de cinema. Amante da literatura ele conta que um de seus filmes preferidos na competição é o “Segredo dos Diamantes” e comenta “Gostei muito dos atores e tive ainda a oportunidade de conversar com eles após a coletiva de imprensa que ocorreu ontem, 11, eles fizeram um misto de acontecimentos de obras literárias que eu já li e achei muito interessante. O áudio também me chamou muito a atenção, pois as trilhas estavam exatamente de acordo com a proposta do filme.”.

Quatro técnicos de som trabalham nesta edição do Festival. Um nas coletivas de imprensa, dois na Rua Coberta e um no Palácio dos Festivais. Chegam aproximadamente as 8h30min permanecendo até as 22h, recebendo todo o suporte necessário para o trabalhar no evento. 

O Festival conta com profissionais experientes, contratados por uma empresa terceirizada, todos homologados no Ministério do Trabalho.

“O Festival é um evento que procura sempre uma melhora na parte técnica ao decorrer das edições”, finaliza Grando.



Mônica Pereira, 2º semestre Universidade Feevale / Ubiratan Júnior, 1º semestre Universidade Feevale 

2 comentários:

  1. Destacamos aqui a excelente participação de nosso colega Jair Grando. A experiência e dedicação deste "parceiro" de Passo Fundo, demonstra a grande qualidade de profissionais que temos na região. Jair é um buscador incansável de informações e não se limita a guardar o conhecimento. Tem prazer em ensinar e paciência para chegar ao limite máximo de excelência em tudo que faz. Parabéns Jair, sabemos que a felicidade sua não são as manchetes de jornais, mas o prazer de ter realizado mais um trabalho de qualidade...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jair por sua competência ! Orgulho de nossa cidade!

    ResponderExcluir