sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Infância, de Domingos de Oliveira

Filme "Infância", de Domingos de Oliveira
(Foto: Divulgação)
Com direção de Domingos de Oliveira e produção de Renata Paschoal, a trama relata a vida de Rodriguinho (Raul Guaraná), garoto aplicado, que gosta de estudar e nunca gerou problemas à família. Em um casarão no Rio de Janeiro da década de 50, sua avó, Dona Mocinha (Fernanda Montenegro), uma matriarca bastante rígida, fã de Carlos Lacerda (1914-1977), tem que lidar com a tristeza do neto porque o cachorro morreu após comer as bolinhas de naftalina que estavam espalhadas pela casa. Dona Mocinha descobre que o genro Henrique (Paulo Betti) vendeu dois terrenos seus sem sua permissão. Muito aborrecida com o fato, precisa se impor com o genro e de certa forma, não criar uma inimizade com a sua filha Conceição (Priscila Rozenbaum).  Tio Orlando (Ricardo Kosovski) é um bêbado que vive às custas da mãe Dona Mocinha, e é pai de Ricardo (Lucca Valor), um típico garoto problema.


Coletiva do Longa-Metragem: Infância

A coletiva ocorreu na tarde de sexta-feira, na sala de debates instalada na Sociedade Recreio Gramadense. O diretor Domingos de Oliveira não pode comparecer. Seus colegas de filmagem, a produtora Renata Paschoal, a preparadora de elenco infantil, Cristina Bethencourt e os atores mirins Raul Guaraná e Lucca Valor, fizeram-se presente e, em um bate papo com os presentes, contaram como foi a preparação e a elaboração do filme, até o resultado final.

Renata tinha em mãos alguns apontamentos do diretor Domingos, contando que o filme é baseado na sua infância, em fatos que presenciou (como o de Lacerda falando ao rádio), sobre mentir para crianças e como educá-las. O longa mostra as características das famílias da década de 50 e busca fazer com que o espectador entenda os comportamentos de mães e avós.

Coletiva "Infância", de Domingos de Oliveira
(Foto: Danielle Zeni/Feevale)
Cristina destacou que a preparação com os meninos começou cerca de um mês antes, na casa do diretor, e foi intensiva. Renata contou que, como produtora, procurou as melhores câmeras para que o trabalho fosse de qualidade e também contou que o filme foi gravado em quatro semanas. Lucca e Raul contaram, em detalhes,  as cenas em que tiveram mais dificuldade para atuar. Tanto os protagonistas mirins presentes quanto a produtora e a preparadora destacaram o profissionalismo de Fernanda Montenegro. Em diversas partes da coletiva elogiaram seu perfil de atriz comprometida que busca desenvolver um trabalho de qualidade.

O Longa concorre na categoria Longas Metragens Brasileiros e conta com atores como Paulo Betti, Nanda Costa e Fernanda Montenegro.



Danielle Zeni, acadêmica do 5º semestre da Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário