segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Coletiva - O Segredo dos Diamantes

“O Segredo dos Diamantes” conta a história do garoto Ângelo em sua busca por um tesouro perdido. Acompanhado de dois amigos, ele acredita que os diamantes desaparecidos desde o século XVIII podem salvar a vida do seu pai. O filme infanto-juvenil do diretor Helvécio Ratton, que está concorrendo na categoria Longas Brasileiros, garante aventura para a família toda, encantando crianças e adultos.
A coletiva que aconteceu hoje (11) na Sala de Debates da Sociedade Recreio Gramadense, contou com a presença do diretor Helvécio Ratton, da produtora Simone Matos e dos atores Rodolfo Vaz, Matheus Abreu, Rachel Pimentel e Alberto Gouvea. Além de contar mais detalhes sobre a produção do filme, o elenco revelou curiosidades sobre a história que deu origem ao longa e ainda como foi a preparação dos atores mais jovens para as filmagens.
Atores de O Segredo dos Diamantes
(Foto: Fernanda Haubert/Feevale)
Depois da direção de marcos do cinema brasileiro como “A Dança dos Bonecos” e “Menino Maluquinho”, Ratton quis fazer uma aventura que não tivesse o estereótipo de aventura americana dos dias atuais. O olhar mais delicado e puro do filme foi resultado disso. Ele procurou captar a inocência da infância e, sem planejar, conseguiu um ar de ingenuidade para a história. Buscou retratar uma imagem infanto-juvenil que realmente atendesse a realidade das crianças, “fugindo de coisas do tipo Xuxa e Os Trapalhões”, brincou o diretor.
Sobre a origem da trama, Ratton contou que ouviu a história enquanto gravava “A Dança dos Bonecos”, na década de 1980. O Segredo dos Diamantes resultou da mistura dessa história com várias outras aventuras que o diretor leu e viveu principalmente quando era criança. “O filme canalizou todas essas experiências. Tive referências da minha infância, como Monteiro Lobato e Carl Barks, criador do desenho Tio Patinhas”, destacou Ratton.
Segundo a produtora e o diretor do longa, a escolha dos atores também influenciou muito na conquista do resultado. Foram vários testes até selecionar o protagonista, Matheus Abreu, e seus dois parceiros na aventura, Rachel Pimentel e Alberto Gouvea. Os jovens artistas deram conta do trabalho e contribuíram para que a história tivesse o clima mais natural possível. Segundo Simone Matos, eles procuraram selecionar atores que não fossem conhecidos do público.
Os jovens atores ainda destacaram o suporte e a preparação para fazer o trabalho. “Além da preparação artística, nós também tivemos o apoio dos atores mais experientes antes de cada cena. Eles nos passaram mais tranquilidade e segurança na hora das gravações”, explicou Matheus Abreu, que atuou pela primeira vez num longa metragem.
Outro destaque é ainda o jogo que foi desenvolvido a partir do filme. O game vai ser lançado semanas antes da estreia do longa nos cinemas e é uma estratégia para atingir os mais jovens. Eles buscaram uma linguagem que as crianças e adolescentes estão mais acostumados para assim introduzir o filme no universo deles. A história sobre a busca ao tesouro permitiu que fosse pensado no jogo, mas uma forma de divulgar a produção.
O lançamento de O Segredo dos Diamantes está previsto para o dia 18 de dezembro de 2014.


Raona Nunes, Acadêmica do 5º semestre da Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário