terça-feira, 12 de agosto de 2014

Coletiva de imprensa do longa-metragem "El Critico"

O primeiro trabalho na direção do argentino Hernán Guerschuny, chegou ao 42º Festival de Cinema de Gramado após ter passado pela 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. El Critico conta a história do crítico de cinema Tellez, um homem amargurado com a vida e que odeia comédias românticas, mas que, de repente se vê numa.O filme, que concorre na categoria de Longas Estrangeiros, mexeu com o público e, o mais difícil, com a própria crítica.

Após ser exibido na noite de ontem (11) e reprisado na manhã de hoje (12), parte da equipe da coprodução entre Argentina e Chile respondeu às perguntas dos jornalistas que viram e elogiaram a obra. Guerschunny falou sobre os desafios de se dirigir um roteiro tão complexo, que brinca com os clichês da comédia romântica, mas, ao mesmo tempo, joga com referências a grandes cineastas mundiais. “Eu gosto de roteiros complexos, que façam o espectador criar uma relação do que viu com a vida. Por isso escolhi trabalhar o gênero mais clichê e, a partir dele, refletir sobre linguagem e gênero”, comentou o diretor.

Um dos destaques de El Critico é o próprio protagonista, Tellez, vivido por Rafael Spregelburd. O ator, mais conhecido por seus papéis no teatro, convenceu Guerschuny pelo seu jeito de ser, se mostrando ideal para o personagem. “Ele [Spregelburd] se entrega ao diretor, questiona e tem uma noção incrível de humor”, conta Guerschuny, que completou falando sobre seus demais personagens, “Para o papel dos críticos, nós escolhemos atores não conhecidos e os misturamos com críticos de verdade, justamente para criar uma confusão no público. Isso nos divertia e deixava o filme mais verossímil”.

Equipe de El Critico falando sobre seu trabalho Foto: Carla Sanchez/Feevale











Também presente na coletiva, o diretor de fotografia Marcelo Levintman, falou sobre como o processo de escolha de planos e iluminação dita o ritmo do filme, “nós trabalhamos exaustivamente na direção de arte do filme, para que ela acompanhasse Tellez. No começo ele é existencialista e niilista. Depois disso passamos para uma fotografia muito semelhante aos filmes pipoca. Há um ponto em que a película muda completamente, passando de cores saturadas, de câmera na mão, para algo mais estável, com movimentos fluídos”.


El Critico, que vem despertando o interesse do público na América Latina, deve ser distribuído no Brasil pela Esfera. Para Guerschuny, o sucesso é fruto da cooperação entre equipe e elenco: “Tanto a equipe técnica, quanto os atores me ajudaram muito a completar esse meu primeiro filme. Nesse momento eu tive sorte de poder contar com todos”.

Giancarlo Couto, 5º Semestre Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário