terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cinema nos Bairros: Bairro Moura tem sua participação no 42º Festival de Cinema de Gramado

Participante do Projeto Educa Vídeo desde a implantação do mesmo na cidade, em 2012, a EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC, localizada no bairro Moura, em Gramado, realizou nessa terça-feira, dia 12, uma mostra de curta metragem, incluindo os produzidos por alunos da instituição. Os curtas foram apresentados em três horários, pela manhã e a tarde para os alunos, professores e funcionários, e ainda um horário no vespertino para as famílias dos 590 estudantes da escola, que receberam um convite especial para prestigiar os dois filmes realizados pelo núcleo do colégio nesse ano.

Cinema nos Bairros - Bairro Moura
(Foto: Tela Tomazeli/Feevale)
O curta metragem A Escolha tem como tema bullying, já o curta Toda Sala Tem Um Assim, que retrata o cotidiano dos alunos e mostra os estilos dos alunos em uma turma. Os filmes foram dirigidos, produzidos e tiveram como atores os alunos participantes do projeto na escola. A seleção dos alunos para essa temporada foi feita através de um sorteio, já que houve uma grande procura interessados em participar. A aluna do 7º ano, Kauane Mello, de 12 anos, destaca: “Foi ótimo participar, atuar foi muito bom, já que faço teatro também. Esse foi meu primeiro ano de participação e interpretei uma personagem que era a ‘puxa-saco’ da professora no filme Toda Sala Tem Um Assim, e ainda fiz figuração no filme A Escolha.”. Já, Caroline da Silva Gravi, de 12 anos, estudante do 7º Ano, que também participa pela primeira vez do projeto, comenta: “Foi bastante válida a participação no filme, vou levar pra vida inteira. Foi uma honra ver o nosso filme passando no Festival”. 

Nesse ano cada escola tem uma coordenadora responsável pelo núcleo do projeto. Na escola do bairro Moura, a responsável é a professora de história, Viviane Boff, que conta que os alunos participam do projeto no turno inverso dos estudos e que a escola se empenha muito para a execução do projeto. Viviane ainda destaca: “Os alunos têm o direito de participar e frequentar o cinema e o Festival, afinal, é uma parte da cultura de Gramado”.

Segundo a coordenadora da escola, a importância de uma continuidade no projeto é fundamental, em outros anos pegavam alunos de séries finais do ensino fundamental e depois que passam para o ensino médio, muitas vezes, se tornam voluntários e continuam no projeto, porém, não conseguiam conciliar o projeto com a nova rotina, e algumas vezes, com o trabalho, então acabavam desistindo de dar a continuidade do programa. E como medida para mudar essa realidade, a escola está recrutando alunos do 5º ano que estão em fase inicial, e assim podem dar continuidade no projeto até que se formem no ensino fundamental.

Pedro Henrique Bertoldi, hoje estagiário no Educa Vídeo, é ex-aluno da instituição e também foi participante do projeto na escola e fala: “Mesmo trabalhando, faço questão de participar do projeto. Até brinco com os alunos e digo que os vejo todos os dias, já que faço a edição dos vídeos, inclusive, ás vezes, me distrai e nem vejo o tempo passar e me assusto quando alguém me chama, até mesmo para avisar que acabou o expediente”.
No primeiro semestre do ano, os alunos trabalham no projeto com a produção e a execução de curta metragem e no segundo semestre participam de oficinas, onde aprendem sobre direção, roteiro, figurino, produção e outras áreas que se tratam de cinema e de temático áudio visual. 

Para o projeto Educa Vídeo – Cinema nos Bairros, esse ano é de extrema importância. Com apoio do GramadoTur, conquistaram um espaço no Palácio do Festival. O evento ocorreu na noite da última quinta-feira, dia 7, com direito a desfile no tapete vermelho para os jovens cineastas. A diretora da escola, Ieda Maria Siqueira, revela: “Conhecendo os alunos e acompanhando todo o trabalho deles, ver eles naquele tapete vermelho com um sorriso e suas famílias e todo o público assistindo as produções e aplaudindo, foi muito gratificante, ver que todo o trabalho deu certo”, nos anos anteriores, os filmes produzidos pelas escolas, eram apenas exibidos no Teatro Elisabeth Rosenfeld. 

A diretora ainda destaca que não há rivalidade entre os núcleos do projeto, todos trabalham juntos e trocam experiências já que o objetivo não é competir e sim envolver os jovens com a cultura do cinema. A Secretaria de Educação da cidade é responsável pelo projeto e sua estrutura, e no ano passado conquistaram uma verba junto ao Fundo de Auxílio a Cultura, o FAC, para investir no projeto, então criaram a “ilha de edição” do Educa Vídeo, espaço onde são editados os filmes realizados pelas escolas.

Embora conte com apenas 15 alunos no CAIC, o projeto é abraçado por todos os funcionários da escola, que colaboram com as gravações dos alunos. Segundo Ieda Maria, de forma geral, todos os funcionários se emocionaram e elogiaram muito o trabalho dos jovens cineastas. 

A ex-coordenadora do núcleo CAIC e hoje coordenadora do projeto no núcleo da E.M.E.F. Presidente Vargas, professora Ivanilda Simeano da Rosa, participante do projeto desde a primeira temporada, destaca: “O crescimento do projeto, nesses três anos de execução, é imenso. O número de alunos interessados em participar aumentou consideravelmente”. Ivanilda ainda revela que sonha com uma escola de cinema em Gramado e afirma: “Estamos caminhando para isso”.  

Ieda Maria destacou que o projeto ajuda os alunos a desenvolver em muitas áreas, como na oratória, organização, responsabilidade e comprometimento, e revelou que professores notaram uma evolução significativa no desempenho de vários alunos participantes do núcleo do Educa Vídeo CAIC.

A programação do Cinema nos Bairros segue até a próxima sexta-feira, confira abaixo:
Quarta-Feira (13/08): EMEF Mosés Bezzi – Várzea Grande
Quinta-Feira (14/08): EMEF Presidente Vargas – Avenida Central
Sexta-Feira (15/08): EMEF Maximiliano Hahn – Bairro Carniel


Ubiratan Júnior, Acadêmico do 1º semestre da Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário