quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A Luneta do Tempo, de Alceu Valença

A Luneta do Tempo, de Alceu Valença
(Foto: Divulgação)
O longa-metragem A Luneta do Tempo encanta o público com os traços marcantes do sertão pernambucano. O primeiro filme do cantor e compositor Alceu Valença, está na competição do 42º Festival de Cinema de Gramado.

Em meio a versos, poemas e musicalidade a historia envolve personagens típicos do cangaço que mesclam traição, drama, amores, ciúme e castigos. A Luneta do Tempo instiga o imaginário com cenas de ação que deixam um ar de mistério ao final.

Valença escreveu o roteiro do filme baseado em contos de seu avô que ouviu na infância e surpreendeu com sua originalidade. As gravações iniciaram há 14 anos, logo após o falecimento de seu pai, e abordam termos nordestinos que foram cuidadosamente traduzidos para o inglês. “Não acreditei que como artista seria capaz de fazer filme. Pedi aulas de cinema para minha nora e amigos próximos e a partir disso escrevi o roteiro”, disse.

Em coletiva na tarde desta quinta-feira, dia 14, o autor falou da experiência de escrever e produzir o longa-metragem. Alceu revelou de onde surgiram os personagens e as características de cada um. E também citou quais as objeções que apareceram ao longo das filmagens.  Além de dirigir o longa-metragem, ele também compôs a trilha sonora.

A cerimônia que vai eleger o melhor longa-metragem brasileiro será neste sábado (16), a partir das 21h, no Palácio dos Festivais.



Caroline Staudt, acadêmica da Universidade Feevale e Michele Rodoi, acadêmica da Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário