sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Um assunto para se pensar

O diretor Hans Mülchi Bremer                                                Foto: Luana Petry

“No começo conhecemos a história através das fotografias e a primeira intenção era conhecer a história e investigá-la profundamente, mas ao longo da pesquisa que fizemos na Europa encontramos ossos de índios”, afirma o diretor Hans Mülchi Bremer em uma coletiva de imprensa de hoje no Festival de Cinema de Gramado.  Assim, com a fala do próprio diretor é que inicio essa matéria, demonstrando que, às vezes, os projetos que começamos em nossa vida podem terminar de forma inimaginável.
O documentário “Calafate - Zoológicos Humanos” relata uma simplicidade histórica, voltando-se ao passando, mais precisamente no final do século XIX, em que os membros de quatro grupos - mapuche, tehuelche, kawésqar e selk’nam - acabam sendo capturados para serem exibidos em um Zoológico Humano europeu, em que o público acabava pagando para os verem. Eles passam por uma série de problemas ao longo da trama, acabam contraindo doenças, sofrendo agressões sexuais e outros acabam morrendo por não aguentarem a tortura.
O diretor Hans Mülchi Bremer quer que as pessoas que assistirem a esse documentário se questionem e tentem buscar reflexões para entender e evitar os possíveis abusos que poderão acontecer no futuro se as pessoas não forem mais humanas. Apesar de todos esses problemas, ele mostra de forma impactante o racismo e as negligências que muitas pessoas sofrem na pele por inúmeras autoridades que abusam inconsequentemente do poder que têm nas mãos.  “Vendi um carro para poder ir até a Europa”, essas foram as últimas palavras de Hans no final da coletiva, mostrando para todos que se faziam presentes no evento de que se temos um sonho, devemos  correr para tentar alcançá-lo.
Termino essa matéria, deixando esse documentário como uma boa dica de que realmente vale a pena assisti-lo para que cada um tire as suas próprias conclusões e enxerguem melhor o que acontece ao nosso redor.
Luciana Cantú
Acadêmica de Publicidade e Propaganda - 2º Semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário