quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Altas temperaturas em pleno inverno prejudicam comércio em Gramado


A imagem de Gramado, na serra gaúcha, sempre foi fortemente vinculada ao frio: fondues, lareira, cachecóis, canecas fumegantes de chocolate quente. O fluxo turístico no município se beneficia das baixas temperaturas, assim como o comércio local. Mas a alta temporada de 2012 vem provocando preocupação na comunidade local. Durante essa semana, em meio a um dos grandes eventos da cidade - o Festival de Cinema – os termômetros apontam temperaturas máximas que beiram os 27°.

Comerciantes do ramo de vestuário amargam a baixa nas vendas e definem esse como um dos invernos mais atípicos dos últimos anos. Para a vendedora Gabriela Fraga, 24 anos - que há dois trabalha no segmento - as prateleiras cheias são clara consequência das altas temperaturas. “Os turistas deixam de comprar peças que vão utilizar poucas vezes. A situação está muito preocupante. É a primeira vez que vejo lojas fazendo liquidação de roupas para o frio no auge do inverno”, ressalta.

A vendedora Gabriela Fraga
Para a comerciante Antônia Licks, 42 anos, 2012 tem se mostrado um ano muito fraco em relação às vendas. “Em outros invernos, vendíamos muitos acessórios como luvas, cachecóis e toucas, principalmente durante eventos como o Festival de Cinema. Mas esse ano está muito complicado”, afirma. Ela e o pai, João Carlos Licks, 66 anos – há mais de 34 frente ao negocio da família – torcem para que as temperaturas voltem a cair e o inverno diga a que veio, trazendo – ironicamente – o tão esperado aquecimento para a economia local.

Antonia e o pai, João Carlos

Debora Chiari 
Acadêmica de jornalismo – 8º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário