segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A imprensa no Festival de Cinema

O Festival de Cinema de Gramado começou no dia 10 de agosto, desde então, muitos jornalistas já passaram por aqui fazendo coberturas jornalísticas envolvendo os atores, diretores, produções e filmes presentes.


Joel Souza                                                                                      Foto: Alex Seixas
Dentre os jornalistas do Brasil todo que vieram para a Cidade Luz, encontra-se o editor-chefe Joel Aguiar Pereira de Souza, que veio do Rio de Janeiro, pela segunda vez, representando o site “Lixeira Dourada”.  Joel Souza, como ele costuma assinar as suas reportagens, destacou que o Festival possui um tamanho bastante pequeno, e isso acaba unindo mais o pessoal da imprensa. “O festival do Rio é gigante, tem 400 filmes por ano, coisa de 100, 150 convidados, então, por mais que a gente faça uma cobertura extensa, você não fica próximo do restante da imprensa, não fica próximo de ninguém do filme”.

Já Mariane Zendron do site UOL, veio de São Paulo e está pela primeira vez cobrindo o Festival, comentou que está aprendendo muito sobre cinema, gostando bastante dos filmes e da cidade.

E não são somente os sites que estão participando da cobertura jornalística, outros meios de comunicação, como a TV, também marcam presença o tempo todo. Regina Lima, repórter especial do “Jornal do Almoço”, esteve hoje presente no Festival, participando ao vivo do programa. Bastante receptiva, a repórter falou que vem ao evento a muito tempo, mas sem uma regularidade fixa. A jornalista destacou que  as mudanças que o Festival sofreu. “O Festival ele mudou bastante, porque no início ele tinha essa característica dos famosos, tanto que as pessoas que passam pela rua vem perguntar para a gente direto isso, ‘quem é que vem hoje de famoso?’”. Quando pega de surpresa, com uma pergunta questionando o que nunca haviam lhe perguntado e ela gostaria de responder, ela de forma bem humorada ficou sem resposta. “Na verdade a gente não pensa na hora de responder, porque a gente só se preocupa com as perguntas”, finalizou.

Regina Lima                                                                                 Foto: Alex Seixas

A TV Feevale, que é a TV oficial do Festival, também está fazendo uma grande cobertura. O repórter Jerônimo da Paz destacou que desde o início das atividade a TV Feevale faz a cobertura do Festival, porém esta é a primeira fez que assume o posto de emissora oficial do evento. O jornalista chamou a atenção para as discussões que o evento propõe. "Chama a atenção a qualidade dos debates com os críticos e jornalistas especializados em cinema. Eles tem bastante conteúdo, bastante conhecimento sobre o mercado cinematográfico", concluiu.

Jerônimo da Paz                                                                                      Foto: Aline Saft

Marcos Roberto Heck
Acadêmico de Jornalismo - 1° Semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário