terça-feira, 9 de agosto de 2011

Filme As Hiper Mulheres será exibido hoje no Palácio dos Festivais


 Diretores do documentário durante coletiva
 Estrelado por índios da tribo Kuikuro, do Alto Xingu, o documentário As Hiper Mulheres, dirigido por Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro será exibido hoje à noite no Palácio dos Festivais. Na tarde desta terça-feira, os diretores participaram de uma coletiva de imprensa no hotel Serra Azul.
Carlos Fausto, antropólogo que acompanha a tribo desde 1988, contou que o projeto do documentário surgiu há 10 anos, porém a realização aconteceu somente em 2010 e 2011. “Passamos 25 dias em março e mais 30 dias em setembro do ano passado na aldeia. Neste ano fizemos as finalizações do filme, que foram apressadas quando soubemos da nossa aprovação para o Festival de Gramado”, contou.
As Hiper Mulheres conta a história de um velho índio que teme a morte de sua esposa e pede para seu sobrinho realizar o Jamurikumalu, maior ritual feminino do Alto do Xingu, para que ela possa cantar pela última vez. As mulheres da aldeia começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas segue gravemente doente.
Uma questão que cercou o projeto desde o início, como os próprios diretores contaram, era de se o documentário é mesmo um documentário ou um filme de ficção. “Na hora de inscrever o projeto no Festival eu coloquei ele como documentário, mas se depois que as pessoas assistirem elas acharem que ele é ficcional a gente muda”, brincou o diretor Leonardo Sette, que prefere exibir o filme antes de revelar maiores detalhes da produção.


Bianca Raimundo - Acadêmica de Jornalismo - 3º semestre
Foto: Graziele Borguetto

Um comentário: